Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Agulhinha do Inhangá

Ampliar imagem Agulhinha do Inhangá
Imagem: Google
Fotos: Gideão Melo "Xaropinho" (esquerda) e Leandro J. T. Cardoso (direita, vista da parede do Morro São João).
Agulhinha do Inhangá
Cadastrada por: Luciano Bender, em 28-12-2019 às 18:48
Descrição: Belíssima agulha localizada no coração de Copacabana, no Parque Municipal da Chacrinha. A título de curiosidade, "Inhangá" origina da palavra "Anhangá", que em tupi-guarani quer dizer "diabo", "mau espírito", "alma errante". Caso o acesso se faça pela Ladeira dos Tabajaras, é importante verificar com antecedência como se encontra a situação na comunidade, quanto à questão da criminalidade.
Como chegar à base: Uma boa opção é pela Ladeira dos Tabajaras, no nº 300. Subindo uma escadaria que leva até um terreno baldio que dá acesso ao mato (floresta). Seguindo pela direita, atravessando uma canaleta, continua um vestigio de trilha que logo fica nais óbvia. Após um pequeno trecho de subida, a trilha bifurca para cima e para direita descendo. Siga para cima até meio que avistar o fundo do terreno da última casa à esquerda. Nesse ponto, a trilha parece ter acabado, mas logo se alcança uma nova trilha que vem deste terreno seguindo para direita. Siga com atenção, pois há um trecho onde trilha parece desaparecer novamente. Neste trecho, ao avistar umas palmeiras grossas, continue seguindo para a direita por entre as palmeiras. Logo se reencontra a trilha que, descendo um trecho escorregadio, avista-se uma pequena parede e uma gruta. Nesta parte já é mais fácil visualizar a trilha por entre as árvores, mas continue seguindo com atenção. Chegando a um colo onde se inicia uma subida íngreme, tem uma trilha que desce até um pequeno mirante. Porém, está um pouco fechado pelo mato alto e espinhos. A trilha subindo leva até a base da "Via Guardião", na face noroeste da Agulhinha.

Para alcançar o topo mais rápido, é preciso descer pela esquerda contornando a parede, passando na base de algumas vias que começam por uma fenda. Logo após a base dessas vias, suba por umas contenções e trepa-mato até alcançar uma pequena parede que pode se escalada facilmente. Requer conhecimento e equipamentos para escalada, porém não há grampos para ancorar-se, sendo a segurança feita em árvores e a descida sem corda não é aconselhável. Neste mesmo ponto onde se inicia a subida, tem uma opção de subida reto, onde é possível ver o grampo. Depois deste primeiro lance, tem uma saída para a direita onde recomeça a escalada em diedro fácil com uns dois grampos ao longo. É necessário levar equipamentos e corda para rapelar pelo lado oposto dessa subida ou mesmo arriscar uma das vias. Na descida, com um rapel é possível retornar ao colo, base da via Guardião.

Há uma boa opção de acesso também no final de uma ruazinha que começa quase em frente à Quadra de Samba da Vila Rica, final da Ladeira dos Tabajaras. Essa trilha é bem mais óbvia, só que se dá uma volta maior e é preciso boa atenção quando chega no alto do Morro para encontrar a entrada da trilha que desce em direção para Agulhinha. O outro caminho, bem mais longo, era antigamente usado por alguns escaladores e pelo Parque Municipal da Chacrinha, seguindo pela floresta sempre em direção à Agulha, beirando a parede do Morro São João - nada óbvio, entretanto.
Fonte: http://basedoscabritos.blogspot.com/2011/11/agulhinha-do-inhanga-copacabana.html